Preguiça de ler? Use a galeria de imagens acima! Deslize para esquerda ou direita.

Pular para tutorial

Hein jovem, você sabia que no Android os aplicativos que não estão mais abertos ou mesmo visíveis na tela, ainda podem consumir recursos do seu aparelho? Essa característica é chamada de “Processos em Segundo Plano”, e é um dos motivos que causam lentidão no seu sistema Android.

Se você tem um aparelho com pouca memória ou alguns aninhos de vida, talvez seja o caso de reduzir o número de processos que rodam em segundo plano. E dessa maneira, e com outros ajustes, você pode ir melhorando o desempenho do Android.

Mas afinal Ric, o que são esses tais processos em segundo plano do Android?

Sabe na época do colégio, nas aulas de educação física, onde o professor escolhia dois seres humanos fodões na arte da prática esportiva para montar os times? E você, o nerdão, sempre ficava para segundo plano, ou na maioria das vezes, ficava para o último plano. Tô ligado nesse rolê também! Então, é assim que seu aplicativo de leitura de livros se sente quando você abri o Whatsapp e nunca mais volta pra ele.😒

A diferença aqui, e seguindo o exemplo, é que o cara com pouca aptidão física para o desporto vai ficar gastando bateria, mandando notificações e tentando chamar sua atenção de qualquer forma.


Tutorial: melhorando o desempenho do Android reduzindo processos em 2º plano

Para esse roteiro, utilizarei o celular Moto Z Play rodando a versão 8 do Android. Se necessário, faça ajustes no roteiro de acordo com seu cenário.

  1. Siga o caminho: Configurações, Sistema e Sobre o Dispositivo;
  2. Ative o modo desenvolvedor tocando 7 vezes ou mais em Número da Versão;
  3. Volte para Configurações, Sistema e entre em Opções de Desenvolvedor;
  4. Na seção Aplicativos, entre em Limite de processos em 2º plano;
  5. Escolha uma opção, por exemplo, limite de 3 processos;

Neste momento você acabou de limitar o número de processos em segundo plano de acordo com o que foi definido por você. Caso queira voltar as configurações originais do sistema, basta desativar o modo de desenvolvedor ou entrar na opção que foi exibida no tutorial para escolher o valor padrão, …