Preguiça de ler? Pule direto para o resumão para preguiçosos.

Pular para resumo

Para criar senhas fortes e fáceis de decorar e sanar de vez por todas seus problemas de segurança da informação, vou te ensinar um esqueminha baseado em algoritmo de substituição, podendo ser aplicado em serviços online, no wi-fi, no celular ou mesmo enviando mensagens safadinhas codificadas.

Passo 1: criando um documento com dados de acesso

Para começar crie um documento, de preferência na nuvem, com seus dados de acesso aos serviços onde possui conta. Anote nome do serviço, usuário e senha. As minhas senhas são temáticas, por exemplo, baseadas em nomes de carro, cidades ou cores.

No seu documento monte uma estrutura mais ou menos assim:
Facebook
Usuário: ric
Senha: azul
Netflix
Usuário: ric
Senha: vermelho

Não precisa proteger esse arquivo. Ele serve só de base de consulta.

Passo 2: criando um algoritmo de substituição

Nosso objetivo é criar um algoritmo de substituição. Calma e relaxa a periquita que não é nada muito técnico. Mas se quiser, leia um tiquinho a mais sobre algoritmo e criptografia aqui. O rolê aqui consiste em encontrar palavras que não contenham letras repetidas. Por exemplo: a palavra “amor” serve, já a palavra “amar” não serve (ela possui duas letras A).

Depois de encontrar uma palavra que não contenha letras repetidas, você terá que encontrar uma segunda palavra que também não contenha letras repetidas e que não contenha letras repetidas em relação a primeira palavra. Eita febre, agora buguei você, né?

Fica aí de buenas, que eu já separei algumas combinações para você usar. Mas fique a vontade para criar as suas!

  • mate / urso
  • saber / muito
  • blusa / ziper
  • vitro / metal
  • limpa / vidro
  • traduz / ingles

Passo 3: Aplicando a substituição

Continuando nosso esqueminha para criar senhas fortes e fáceis de decorar, escolhi a combinação “saber muito”. Repare que nessas duas palavras, só temos uma letra M, uma letra A e assim por diante. Repare também que as duas palavras possuem o mesmo número de letras (nesse caso cinco).

Deixe uma palavra em cima da outra para facilitar o entendimento. Dessa maneira teremos na “primeira coluna” a letra S e embaixo dela a letra M. Na “segunda coluna” a letra A e embaixo dela a letra U. Na “terceira coluna” a letra B e embaixo dela a letra I. Na “quarta coluna” a letra E e embaixo dela a letra T e por último, na “quinta coluna” a letra R e embaixo dela a letra O.

Então véi, pegando como referência a primeira coluna, podemos trocar a letra S por M e vice-versa. A mesma coisa serve para as outras colunas, dessa maneira podemos trocar a letra A por U, B por I e assim por diante. Um exemplo simplista: a palavra banana vira bununu (porque você trocou A por U) e a palavra EU vira TA (porque você trocou E por T e U por A).

Pois bem, vamos tentar fazer isso com a palavra azul usando todas as colunas da combinação saber muito. Vamos com calma: Temos a letra A na combinação saber muito? Sim, temos a letra A na segunda coluna. E como descrito no parágrafo acima a letra A pode ser substituída por U. Temos a letra Z na combinação saber muito? Não! Então Z continua sendo Z. Temos a letra U na combinação saber muito? Sim, temos na segunda coluna. Então trocamos U por A. Temos L na combinação muito besta? Não! Então L continua sendo L.

Aí, o resultado final para nossa senha de exemplo do Facebook é uzal, pois aplicamos o algoritmo de substituição com a combinação saber muito, trocando a letra A por U. A letra U por A. No caso da Netflix a senha vermelho vira vtostlhr.

Passo 4: reforçando nosso algoritmo

Beleza então manos, já temos o básico, mas você tá ligado que na maioria das vezes que criamos uma conta, nos é exigido ter pelo menos um caractere especial, letras maiúsculas e números. Então vamos tentar nos antecipar à essa exigência aplicando algumas regras ao algoritmo de substituição.

Sugestões:

  • Comece toda senha com um caractere especial, por exemplo “@”;
  • Primeira ou última letra da senha em maiúscula;
  • Conte quantas letras tem a senha e adicione o número no final da senha.

Com esse reforço no algoritmo a senha do Facebbok vira @Uzal4 e a senha da Netflix vira @Vtostlhr8.

Resumão para preguiçosos

Crie um documento com seus dados de acesso aos serviços onde tem conta. Anote nome do serviço, usuário e senhas baseadas em temas (nome de carros, cidades, cores). Encontre duas palavras que não contenham letras repetidas. Nesse post usei a combinação saber muito. Com essa combinação você poderá trocar a letra S por M, a letra A por U, a letra B por I (vice e versa e assim por diante). Aplique esse algoritmo à uma palavra, por exemplo: azul vira uzal. Para reforçar a senha utilize caracteres especiais, letras maiúsculas e números. Assim uzal vira @Uzal4.