Preguiça de ler? Use a galeria de imagens acima! Deslize para esquerda ou direita.

Pular para tutorial

Com apenas alguns passos, você vai aprender a converter texto em áudio mp3, assim terá a sua disposição uma versão falada de seus PDFs e documentos do Microsoft Word, permitindo que ouça seus materiais de estudo enquanto faz outras atividades.

O Balabolka é um conversor de texto em áudio bem apelão. O cara suporta uma pá de formatos (pdf, docx, txt, html, e outros formatos que nem manjo), conseguindo convertê-los para mp3, wav, ogg entre outros formatos de áudio.

Ainda nessa pegada de otimizar o tempo para estudos, recomendo dar uma olhada no tutorial que fiz para assistir vídeos do Youtube com a tela bloqueada ou em segundo plano. Bem útil para ver videoaulas, palestras e etc.

Vozes na sua cabeça

O Balabolka, e outros programas que convertem texto em áudio, precisam de vozes sintéticas instaladas no sistema. Se estiver usando o Windows 10, isso não será problema para você, já que há uma voz, chamada Maria, instalada nativamente. Se estiver usando outra versão do Windows, ou mesmo queira testar outras vozes, recomendo as vozes Ivona Ricardo e Ivona Vitória, que não são tão robóticas e possuem uma boa pronúncia para nosso idioma.


Tutorial: como converter texto em áudio mp3 usando o Balabolka

  1. Baixe e instale o Balabolka 2.15;
  2. Cole um texto ou abra um arquivo do seu computador no formato PDF, DOCX, TXT ou outros. O atalho para abrir um arquivo é Ctrl + O;
  3. Escolha uma voz e ajuste os parâmetros de velocidade, tonalidade e volume ao seu gosto. Para ouvir uma prévia, pressione F5;
  4. No menu arquivo escolha “Salvar como Arquivo de Áudio“. O atalho é Alt + S.

Com o texto já convertido em voz, você poderá salvá-lo em outros dispositivos para ouvir quando e como quiser,…